Já tem conta? Acesse aqui.
A carteira segue o consenso de 19 fundos de 16 diferentes gestoras. 7 deles com data de início anterior a 2009 e os demais com datas de início indicadas no gráfico.
Ao contrário da Carteira 10 de blue chips, os fundos possuem diferentes pesos. Alguns gestores possuem mais de um fundo bastante correlacionados. Por isso, damos um peso menor a cada um desses fundos, para que a gestora como um todo não tenha participação excessiva na nossa carteira. Além disso, conseguimos separar as diferentes gestoras em grupos, ou clusters, com carteiras e estratégias semelhantes entre si. Por isso, calibramos o peso para manter uniforme a representatividade de cada um desses clusters. Gestoras excessivamente concentradas em poucos papéis tiveram o peso reduzido para evitar que essas ações se sobressaiam em relação a todas as demais.
A seleção de gestores da Carteira de Small e Microcaps é ponderada por diversos fatores. E os gestores não têm pesos iguais (não é ‘democrática’) como a seleção da carteira de Blue Chips Brasil (Carteira 10 original).
Os pesos atribuídos a diferentes gestores podem ser bastante diferentes, variando de 0,25 até 2. Os seguintes motivos determinam a diferenciação de pesos:
– Gestores muito concentrados em poucas empresas têm peso reduzido para não dar destaque excessivo a essas empresas na carteira conjunta.
– Gestores com carteiras muito semelhantes são agregados de forma que a carteira somada deles tenha peso 1.
– Gestores mais focados em small e microcaps recebem um peso maior.
SOMENTE AÇÕES QUE NÃO FAZEM PARTE DO IBOVESPA PODEM ESTAR NESSA CARTEIRA
Métrica ‘Consenso’
A soma dos pesos dos gestores da carteira é 11. Esse número não é a quantidade de gestores da carteira. Essa métrica serve para comparação do ‘consenso’ entre os ativos da carteira, podendo variar de 0,25 (um gestor de peso mínimo investindo) até 11 (todos os gestores incluindo o(s) de peso máximo = 2 investindo). Apenas 2 gestores receberam o peso máximo = 2. Para facilitar a visualização, esse número é mostrado como porcentagem. Assim, 11 seria 100% e 5,5 seria 50% de consenso.
Abaixo, há 10 exemplos de gestores que podem fazer parte da seleção. São apenas exemplos e não necessariamente foram escolhidos. E também há gestores que foram selecionados e não estão nesses exemplos.
Alaska Poland, Ártica, CTM, Equitas, Leblon, Organon, Stoxos, Real Investor, Trígono, UV Gestora.
Receba as atualizações mais importantes pelos canais de WhatsApp e Telegram:
Ao contrário do que parte da Internet prega, não é factível superar o Mercado usando informações públicas. Para ganhar da média de forma consistente, é preciso ter algum “edge“: o conhecimento exclusivo, no jargão financeiro.
Casas de análise, especialistas e corretoras fazem recomendações com base em dados contábeis públicos + análise fundamentalista ou gráfica de livro-texto. Como nada disso pode ser considerado “edge”, eles empatam com o Ibovespa no longo prazo. E não poderia ser diferente. Este é um fato não apenas teoricamente esperado, como também empiricamente comprovado pela Carteira Valor (veja no link abaixo).
Entenda a nossa filosofia: clique aqui!
Smart Money Research Ltda
CNPJ 41.882.072/0001-97
R. Des. Ermelino de Leão 15 . Cj. 42. Curitiba · PR
Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura.