Vale a pena investir por conta própria?

Como o pequeno investidor analisa ações e monta sua carteira?

Geralmente tudo começa a partir da leitura das notícias na mídia especializada em finanças. Em seguida, passamos a consumir material mais específico, como de influenciadores do Youtube, ou lives com os gestores de fundos, abundantes ultimamente. Também podcasts, como o divertido Stock Pickers, que disponibiliza infindáveis horas de teses de investimentos. Quem é um pouco mais avançado consulta indicadores no Status Invest ou Fundamentus, e também lê os releases de resultado das empresas. Alguns assinam casas de análise (não são baratas!), que disponibilizam longos relatórios explicando o racional por trás de cada recomendação.

Tudo isso é feito no tempo livre, pois em geral as pessoas trabalham em áreas não relacionadas com análise de empresas listadas na bolsa.

E como fazem os lendários do mercado?

Provavelmente não seguem nenhum dos passos acima. Eles contratam pessoas com formação acadêmica em locais como ITA ou Poli/USP. Além disso, muitos com certificação CFA, a mais respeitada no mundo. Não raro são PhD em economia ou alguma área de ciências exatas, já tendo modelado vários sistemas complexos no passado.

Em vez de consultar informações em sites grátis, assinam serviços caros e completos como terminal Bloomberg e casas de análise como Gavekal. Ao invés de se basear no release de resultados das empresas (que são um material de marketing), enviam analistas para todas as call de resultados.

No lugar de ler notícias sobre as empresas, visitam as operações in loco, e ainda marcam reuniões com a diretoria e o CEO. 

Ao analisar os balanços registrados na CVM, fazem todos os ajustes necessários, como retirar lucros não recorrentes, corrigir efeitos puramente contábeis, e sabem da discricionariedade da administração nas demonstrações, por exemplo no caso da provisão para devedores duvidosos.

Podem também realizar trabalhos investigativos:

  • Sistema de coleta dos dados públicos de todos os voos no Brasil, e usar isso para ter indícios em tempo real da atividade das companhias aéreas e do movimento em cidades turísticas (como faz a Encore)
  • Contratação de empresas de pesquisa de mercado para estimar, por exemplo, as vendas de determinadas redes varejistas
  • Contratação de geólogos com conhecimento em territórios específicos, para avaliar a qualidade de campanhas de exploração de minério e petróleo
  • Assinatura de ferramentas como a Data Wise da B3, para inferir o perfil do investidor que está comprando cada empresa

Por que quem detectou os problemas contábeis no IRB foi uma gestora, e não uma casa de análise ou um influenciador? 

Provavelmente pela diferença de investimento em estrutura e analistas. Uma reportagem da Exame de junho/2019 mostra que IRB era a terceira ação mais indicada daquele mês, em uma compilação das recomendações de 17 corretoras. 

Naquela época o preço da ação estava em R$ 33, e ainda subiria mais antes de cair para R$ 6. Isso mostra que os times de análise das corretoras são reduzidos e não conseguem fazer uma análise profunda nos balanços das empresas. Vale observar que, em fevereiro/2019, a gestora Squadra publicou carta com o seguinte:


"Ainda sobre nosso portfólio short, mais recentemente, tem nos intrigado a excepcional rentabilidade, baixa volatilidade e alta previsibilidade guiada para uma empresa do setor de seguros. Em um business que, tal como o setor de educação superior discutido acima, possui natureza commodity, chama atenção que tenhamos no Brasil a empresa distanciadamente mais rentável e mais cara do mundo no segmento. Como os sinistros segurados e suas reservas possuem caráter de longo prazo e intrinsecamente envolvem um grau de subjetividade que já motivou comparações com um “self-graded exam”, nos indagamos se os resultados correntes refletem de fato a real lucratividade do negócio. Ao longo do último semestre, esse novo investimento se tornou uma das nossas principais posições short."

Fonte: http://www.squadrainvestimentos.com/pdf/carta-2018.pdf

Depois de ter todo o trabalho investigativo, os gestores não vão divulgar gratuitamente suas melhores conclusões. A não ser quando já terminaram de montar a posição, quando querem que todo mundo entre também para impulsionar o preço dos ativos.

Mas para a CVM eles não têm como evitar abrir a carteira. E é aí que está a oportunidade para os pequenos investidores.

 

 

Uma janela para a mente dos gênios

No início de 2019 a Squadra revelou estar apostando contra uma empresa, cujos fundamentos não se sustentavam. Mas não disse de quem se tratava (só iria revelar isso no ano seguinte). Entretanto, uma consulta aos dados informados à CVM mostraria, desde o início, o alvo da operação vendida.

Quem tivesse o hábito de consultar os informes ao regulador teria pelo menos um sinal de alerta, ainda que de uma voz solitária contra a recomendação massiva das corretoras.

Entretanto, a quantidade de fundos de ação em operação é enorme (na casa dos milhares), e filtrar as informações de qualidade em um mar de possibilidades, que envolve gestoras novatas ou com histórico inconsistente, fundos passivos ou setoriais, não é tarefa simples.

Fora que é necessário diferenciar os fundos que preferem segurar suas posições por mais tempo (buy and hold) daqueles com viés de curto prazo (que usam métodos quantitativos, HFT, etc.). Se você copiar a operação de um fundo de algoritmo, pode estar comprando quando ele já está vendido.

Vencidas essas dificuldades, temos à nossa disposição informações preciosas, com mais valor agregado que horas de cursos e calhamaços de análises feitas usando métodos de livro texto.

O serviço Smart Money se propõe a fazer essa curadoria para você: escolher os melhores fundos, desvendar suas posições, e consolidar tudo em um formato simples de entender e replicar.

Nossa missão é tornar o mercado de capitais mais eficiente e justo, eliminando a assimetria entre quem lucra com informações privilegiadas e o público geral. Somos uma empresa de análise de investimentos credenciada e regulada pela CVM.

Smart Money Research Ltda
CNPJ 41.882.072/0001-97
R. Des. Ermelino de Leão 15 . Cj. 42. Curitiba · PR

Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura.

Empresa e analistas credenciados com CNPI

Segurança de dados Vindi / Grupo Locaweb